Uma das especialidades da PS Fibras são os revestimentos em plástico reforçado em fibra de vidro (PRFV) em Tanques Rodoviários para Transporte de Produtos Perigosos. Atuando nessa modalidade de revestimento há mais de 20 anos, a empresa é o 1º Fornecedor do Brasil a receber o Registro do INMETRO para este tipo de revestimento, seguindo a Portaria 595/2015 da mesma entidade, com liberação de atuação nos escopos de APLICAÇÃO (A1), REPARO (A2) e REFORMA (A3).
A1 - APLICAÇÃO, revestimento realizado internamente no tanque inteiro, ou seja, um tanque novo, seguindo a RTQ 36, abrangendo a preparação do substrato por processo mecânico (jateamento e/ou outros), e aplicações: da pintura de fundo (primer), da camada base, das mantas e resina, e dos véus e resina.
A2 - REPARO, é realizado quando o tanque, pelo desgaste de cargas, tem até 50% de sua área interna com camadas de resina, mantas e véus descolados, desgastados e/ou com espessura menos que a legislação permite. Então são removidas estas partes, e é realizada a reaplicação do revestimento em no máximo 50% da superfície revestida do tanque de carga.
A3 - REFORMA, ocorre quando o desgaste das camadas internas é superior a 50%. Quando é removida toda a parte interna que está inutilizada, e colocadas novas camadas para compor a barreira química.
Os Tanques Rodoviários para Transporte de Produtos Perigosos transportam, principalmente, ácido clorídrico (HCL) e hipoclorito. O revestimento é realizado por equipe capacitada e treinada, com vasta experiência, e dura um tempo médio de 12 dias para conclusão do trabalho.
As camadas de Proteção do Revestimento Anticorrosivo podem variar conforme a aplicação. A figura abaixo ilustra as etapas do revestimento:
Após o processo de pós-cura, a equipe da PS Fibras prepara o RELATÓRIO TÉCNICO DE APLICAÇÃO DO REVESTIMENTO, documento este que informa todo o procedimento e produtos utilizados, e certifica que o equipamento passou por verificação técnica, através de exame visual, verificação de aderência, medição de espessura, ensaio de faísca, dureza Barcol e resistência à Acetona.
Após o revestimento interno dos Tanques estar pronto, o transportador se dirige a uma OIA-PP com registro na RTQ 36, para liberação do Tanque para iniciar (ou reiniciar) o transporte de cargas. Se o tanque passou pelo Fornecedor Certificado pelo Inmetro, o transportador entregará o Relatório Técnico de revestimento e o tanque passará por inspeção. Além disso, as inspeções periodicas nas OIA-PP avaliam e certificam que o tanque segue em ótimas condições de transporte de produtos perigosos. Abaixo o infográfico demonstra este processo.
A Portaria 595/2015, citada anteriormente, veio para certificar os fornecedores que fazem o restimento interno em Tanques Rodoviários para Transporte de Produtos Perigosos, tanto em fibra de vidro (PRFV) quanto em borracha.
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E a RTQ 36 trata da Inspeção de revestimento interno em tanques para transporte de produtos perigosos a granel, clique aqui para leitura completa.
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